Informe ASEF 003/2017

CORAGEM, ATITUDE E CONSCIÊNCIA!

O dia 15.03.2017 entrou para a história!
Seguindo a decisão da assembleia realizada no dia 13.03.2017 no auditório do Sintergia, os funcionários de Furnas compareceram em massa para votar unanimemente pela extensão da paralisação até o fim do dia 15.03, assumindo assim o compromisso de se juntar ao movimento de combate à proposta de reforma da Previdência Social (PEC 287), que aconteceria no Centro da cidade às 16 horas.
Assim, os empregados de Furnas (Regionais e EC) seguiram em direção à Candelária para se juntar aos milhares de trabalhadores que também se sentem prejudicados com as consequências da PEC 287.
Atualmente há duas regras para se aposentar. Na primeira, por tempo de contribuição, os homens podem se aposentar com qualquer idade após 35 anos de contribuição ao INSS, enquanto as mulheres podem fazê-lo após 30 anos de contribuição, também sem idade mínima.
Já na aposentadoria por idade, os homens que atingem 65 anos de idade podem requerer aposentadoria, desde que tenham ao menos 15 anos de contribuição. As mulheres, por sua vez, podem se aposentar com 60 anos, também com pelo menos 15 anos de contribuição.
Pelas mudanças propostas pelo atual governo, resumidamente, será preciso trabalhar 49 anos ininterruptamente para  ter acesso à aposentadoria integral (51% + 1% por ano de contribuição = 51% + 49% = 100% da média das contribuições), exigirá também que o trabalhador, seja homem ou mulher, contribua ao menos por 25 anos junto ao INSS, além de estabelecer a idade mínima de 65 anos para ter acesso ao benefício.
Para os que priorizaram outras atividades a juntar-se aos milhões de trabalhadores que se mobilizaram nas manifestações por todo o país, a ASEF propõe a reflexão sobre a importância de cada dia de luta, quando se tem a possibilidade iminente do fim da previdência pública no País.
Estão sendo propostos pré-requisitos tão rígidos e fora da realidade brasileira que, se for aprovada a reforma, a aposentadoria no Brasil passaria a ser um objetivo inatingível para a grande maioria da população, trazendo grande prejuízo à nossa sociedade.
Por outro lado, a ASEF parabeniza e enaltece a CORAGEM, a ATITUDE e a CONSCIÊNCIA daqueles que presam pela sua qualidade de vida e a de seus descendentes e que, por isso, tomaram as ruas e participaram desse dia histórico de luta!

Resistir é preciso e a nossa união é necessária!
Juntem-se a nós e associem-se!



Clique aqui e pegue o INFORME 003/2017 em pdf

Clique aqui e veja as fotos do ATO!


Rua Real Grandeza - 219 - Anexo - Sala 302 - Botafogo - Tels.: (21) 2579-3956 / 2286-2368

A ASEF
A ASEF E VOCÊ

HISTÓRIA

GALERIA DE FOTOS
ASSOCIE-SE
COMO CHEGAR

BOLETINS
JORNAIS
CONVÊNIOS

FALE CONOSCO
LINKS ÚTEIS
ATA DE FUNDAÇÃO