CVM vai apurar indicação de diretora na Eletrobras

Por Rodrigo Polito | Do Rio - Valor Econômico - 14/3/2019

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu esta semana processo para apurar denúncia feita por um grupo de sindicatos ligados ao setor de energia elétrica contra a nomeação de Elvira Presta para a diretoria Financeira e de Relações com Investidores (RI) da Eletrobras. A executiva tomou posse no cargo na última terça-feira.

Na denúncia, encaminhada inicialmente ao presidente da autarquia, Marcelo Barbosa, sete entidades sindicais alegam a ocorrência de eventuais atos lesivos ao patrimônio da Eletrobras e aos interesses de seus acionistas consistentes na indicação da diretora. Eles pedem ainda para que seja analisada eventual ocorrência de conflito de interesses na nomeação. De acordo com o documento, antes de tomar posse no cargo, Elvira era integrante do conselho de administração da estatal, indicada pelo fundo 3G Radar, um dos acionistas minoritários da companhia, e eleita por maioria de votos dos minoritários.

Os sindicatos alegam que o 3G Radar tem interesse na privatização da Eletrobras. Afirmam ainda que, entre a escolha da diretora e a divulgação de comunicado ao mercado sobre o assunto, em 15 de fevereiro, o 3G Radar aumentou em cerca de 50% sua participação acionária na companhia.
De acordo com comunicados divulgados pela Eletrobras, porém, o 3G Radar aumentou sua fatia no total de ações preferenciais da empresa, de 10,3% para 15,01%, em 20 de setembro de 2018, quase quatro meses antes da saída do diretor financeiro e de RI anterior, Armando Casado, e antes mesmo da eleição presidencial no país.

No fim de janeiro deste ano, duas semanas após a renúncia de Casado e duas semanas antes do anúncio do nome de Elvira, o fundo, na verdade, reduziu sua fatia a 14,65% das ações preferenciais.

Ao Valor, a Eletrobras informou não ter sido comunicada pela CVM até o momento. "Neste sentido, a companhia reafirma que não há qualquer incompatibilidade na nomeação de Elvira Presta como diretora Financeira e de Relações com Investidores", completou.


Rua Real Grandeza - 219 - Anexo - Sala 302 - Botafogo - Tels.: (21) 2579-3956 / 2286-2368

A ASEF
A ASEF E VOCÊ

HISTÓRIA

GALERIA DE FOTOS
ASSOCIE-SE
COMO CHEGAR

BOLETINS
JORNAIS
CONVÊNIOS

FALE CONOSCO
LINKS ÚTEIS
ATA DE FUNDAÇÃO