Perguntas Freqüentes

O que é a ASEF?

Quais são os objetivos da ASEF?

Quando foi fundada a ASEF?

Qual é a estrutura da ASEF?

Quais são as fontes de recursos da ASEF?

E o patrimônio da ASEF?

O que acontecerá com o patrimônio da ASEF se ela for dissolvida?

Quais são as metas da ASEF junto a Furnas?

Qual a relação da ASEF com a FRG, CAEFE e CECREMEF?

Qual a mensagem que a ASEF dá a seus associados sobre o futuro de Furnas, FRG, CAEFE e da própria ASEF?

O que é a ASEF?

É uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com sede e foro na Cidade do Rio de Janeiro.

Quais são os objetivos da ASEF?

Um dos principais é levantar e analisar os anseios e interesses dos associados e representá-los, em conjunto e individualmente, no encaminhamento de sugestões, contribuições e propostas à Empresa, Fundação Real Grandeza e Associações de Classe.
Deve ser registrada a atuação da ASEF no desenvolvimento de atividades visando o aprimoramento cultural e técnico-científico no incentivo para o desenvolvimento autônomo da tecnologia do país, no setor elétrico e na Empresa; no desenvolvimento de atividades no sentido da busca de soluções para os problemas da sociedade no âmbito da Empresa.
Atualmente a ASEF vem sendo o referencial ou ponto de partida nas ações voltadas aos interesses dos funcionários de Furnas.

A ASEF atua como Secretaria da INTERSINDICAL.

Quando foi fundada a ASEF?

Historicamente data de 24 de junho de 1981 a aprovação do Estatuto da Associação dos Empregados de Nível Universitário de Furnas - ASEF.

No dia 28 de março de 1984, foi aprovada a modificação da nomenclatura, ou seja, a ASEF que era uma Associação de Empregados com Nível Universitário passou a ser uma ASEF mais abrangente, na qual expandia sua atuação para todos os empregados.

Qual é a estrutura da ASEF?

A estrutura para a administração do quadro social e das atividades da ASEF é formada pela Diretoria, Conselho Fiscal e Assembléia Geral.

Diretoria - Constituída de 7 (sete) membros efetivos e 7 (sete) suplentes.

Conselho Fiscal - Constituída pelos 3 (três) membros que compunham a chapa colocada em segundo lugar na eleição.

Assembléia Geral - Contando com a participação dos associados em dia com suas obrigações junto a ASEF.

Quais são as fontes de recursos da ASEF?

A principal é o valor das mensalidades paga pelo associado fixada pela diretoria ad referendum da Assembléia Geral. Atualmente este valor é de 0,5% (meio por cento) do salário nominal, portanto não incide sobre adicionais, gratificações ou outros benefícios.

E o patrimônio da ASEF?

Na rubrica de imobilizado a ASEF possui um veículo VW-Kombi ano 1992 e um prédio de três pavimentos na Rua Capistrano de Abreu nº 12, em Botafogo - Rio de Janeiro - RJ.

O que acontecerá com o patrimônio da ASEF se ela for dissolvida?

Estrategicamente, com sabedoria, o Estatuto, no Capítulo VII, Art. 23º, contempla:

No caso de dissolução, o patrimônio da ASEF reverterá em benefício da CECREMEF, salvo deliberação em contrário pela Assembléia Geral.


Quais são as metas da ASEF junto a Furnas?

A principal é a sua atuação como entidade representativa dos anseios dos empregados de Furnas, tais como, lutar pelo fortalecimento de Furnas para que a empresa seja cada vez mais sólida e lucrativa, bem como, nas ações em prol da melhoria dos seus empregados, quer seja na qualidade de vida no apoio e ampliação das atividades sócio-educativas, recreativas e culturais.

Registrando-se aí a valorização dos empregados, defesa na luta contra disparidades existentes, bem como, as reivindicações futuras de interesse da categoria.

Qual a relação da ASEF com a FRG, CAEFE e CECREMEF?

A ASEF faz questão de ter excelente convivência com todas as entidades que estejam engajadas na luta e na defesa pelo maior patrimônio da Empresa - que é o empregado.

Com a FRG a nossa relação é na luta pela transparência e administração na gestão di Fundo de Pensão.

Com a CECREMEF é histórica, pois no caso de dissolução da ASEF o patrimônio será incorporado a essa entidade. Registra-se aí a importância da CECREMEF no desempenho do seu papel econômico e social.

Vale registrar a existência da APÓS FURNAS - Associação dos Aposentados de Furnas que atua exclusivamente na luta pela defesa da melhor qualidade de vida dos aposentados.

Qual a mensagem que a ASEF dá a seus associados sobre o futuro de Furnas, FRG, CAEFE e da própria ASEF?

A ASEF como uma entidade autônoma, democrática e participativa não quer ser uma liderança isolada na luta dos trabalhadores de Furnas, por isso vem propondo unir todos os Sindicatos nessa frente ampla e democrática.

Historicamente, a ASEF com brilhantismo, teve uma atuação primordial na defesa da Empresa contra a privatização e na luta pelas reivindicações dos direitos dos empregados.

A ASEF tem se mostrado atuante para ter a sua representatividade nos Conselhos da FRG e da CAEFE. Com esse objetivo está sempre buscando o nome de companheiros com representatividade para participarem como candidatos nas respectivas eleições.

 

Rua Real Grandeza - 219 - Anexo - Sala 302 - Botafogo - Tels.: (21) 2579-3956 / 2286-2368

A ASEF
A ASEF E VOCÊ

HISTÓRIA

GALERIA DE FOTOS
ASSOCIE-SE
COMO CHEGAR

BOLETINS
JORNAIS
CONVÊNIOS

FALE CONOSCO
LINKS ÚTEIS
ATA DE FUNDAÇÃO