O que somos e o que queremos


Fundada em 24 de junho de 1981, com a denominação de Associação dos Empregados de Nível Universitário de Furnas, a ASEF começou sua vida associativa gerando muitas polêmicas, o que não deixa de ser saudável a uma agremiação que se propõe a lutar lado a lado com os trabalhadores que representa. E esta polêmica aumentou na medida em que os trabalhadores de Furnas, que não tinham "nível universitário", se viram alienados deste processo de lutas, pois a ele só tinham acesso os engenheiros, advogados, etc., ficando o "peão" alijado e indefeso para brigar por seus direitos. Veio então a primeira vitória dos trabalhadores de Furnas: em assembléia extraordinária, realizada dia 28 de março de 1984, no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, em Botafogo, distante cerca de 800 metros de Furnas, os "peões" mudaram o rumo da ASEF, que passou a se chamar Associação dos Empregados de Furnas. Foi uma grande vitória e o começo de uma grande e profícua luta que, apesar dos seus altos e baixos, já é duradoura por mais de 20 anos.
O Estatuto da ASEF, composto por 24 artigos em 7 capítulos, é incisivo no seu artigo primeiro, item d, quando diz, sobre seus objetivos básicos: "levantar e analisar os anseios e interesses dos associados e representá-los, em conjunto e individualmente, no encaminhamento de sugestões, contribuições proposta à Furnas, FRG, Cecremef e associações de classe."
Os tempos mudam, a sociedade evolui, os campos e métodos de lutas se renovam; Enfim, nada é imutável no mundo globalizado de hoje. E por entender que o processo é dinâmico, que não existe mais lugar para soluções simplistas, a atual Diretoria da ASEF está publicando em sua íntegra o Estatuto da ASEF, para que os nossos associados conheçam melhor a entidade e que possam contribuir com sugestões para o seu aperfeiçoamento. As mudanças são mais do que necessárias; Há 20 anos, cedemos lugar aos "peões"; hoje são os contratados, e os terceirizados que também têm o direito de ter a ASEF como sua interlocutora, sua defensora. À eles, que o Estatuto não os abrange, queremos abrir mais esse espaço, para que juntos tornemos a ASEF maior do que já é, mais forte do que já foi.

Voltar


Rua Real Grandeza - 219 - Anexo - Sala 302 - Botafogo - Tels.: (21) 2579-3956 / 2286-2368

A ASEF
A ASEF E VOCÊ

HISTÓRIA

GALERIA DE FOTOS
ASSOCIE-SE
COMO CHEGAR

BOLETINS
JORNAIS
CONVÊNIOS

FALE CONOSCO
LINKS ÚTEIS
ATA DE FUNDAÇÃO